20.7.06

ALGUNS DADOS DA COMPANHIA

A nossa Companhia era independente e foi constituída, no 2º semestre de 1969, no Batalhão de Infantaria Independente 17 (BII 17), sediado em Angra do Heroísmo, na Terceira – Açores, simultâneamente com as Companhias de Caçadores, Independentes, 2674, 2675 e 2676.

Os Comandantes das outras Companhias eram:
- CCaç 2674 - Capitão Miliciano João da Silva Santos
- CCaç 2675 - Capitão Miliciano Raul Manuel Mendes Barros Leite
- CCaç 2676 - Capitão do QP António Alves Martins

Em 14 de Julho de 1969 houve a incorporação para a 3ª Escola de Recrutas de 1969 (3ª ER/69) - OS nº 164 de 14Jul69 do BII17.

Em 13 de Setembro de 1969 teve lugar o Juramento de Bandeira e terminou a Instrução Básica (IB) da 3ª ER/69 - OS nº 216 de 13Set69 do BII17. Além do Comandante da Unidade, TCor Orlando da Silva Andrade, O Sr Bispo de Angra D. José Alvernaz, o Aspirante Estácio fez a alocução habitual nesta cerimónia. (conforme consta nas histórias do Estácio, informação do José Eduardo Martins e notícia do Jornal do BII17 "O Castelo" nº49 de 1.10.1969).



Em 15 de Setembro de 1969 teve início a Instrução da Especialidade (IE) da 3ª ER/69 - OS nº 216 de 13Set69 do BII17. Na mesma data teve início a Escola de Cabos.

Esta instrução da Especialidade já foi com os Comandantes da Companhia e Graduados que iriam nessas Companhias para o Ultramar.

Em 25 de Outubro de 1969 terminou a Instrução da Especialidade (IE) da 3ª ER/69 - OS nº 256 de 30Out69 do BII17.

Em 1 de Novembro de 1969 constituíram-se as Companhias 2674, 2675, 2676 e 2677 - OS nº 258 de 3Nov69 do BII17

Em 11 de Setembro de 1969 chegou ao BII 17 o Comandante da futura CCaç 2677, Capitão Helder Fernando Vagos Lourenço, juntamente com o Comandante da futura CCaç 2676.

O jornal Diário Insular dos dias  10 e de 14 de Setembro de 1969 referiu o programa e a cerimónia do Juramento de Bandeira ocorrida em 13Set69.

Segundo o Jornal A União de 13 de Novembro de 1969, os Comandantes das quatro Companhias visitaram o Movimento Nacional Feminino na sua Sede em Angra onde receberam 8000 aerogramas, 4 bolas de basquetebol e 4 bolas de futebol

Em Novembro de 1969, em datas diversas e nos navios Angra do Heroísmo e Carvalho Araújo o pessoal embarcou para o Continente, para recompletar a Companhia com os especialistas e para iniciar a Instrução de Aperfeiçoamento Operacional (IAO), tendo ficado aquartelados no Regimento de Infantaria 15 (RI 15), em Tomar. Depois, fomos para o Campo de Instrução Militar em Santa Margarida (CIM), completar o IAO - instrução de aperfeiçoamento operacional.
NAVIO ANGRA DO HEROÍSMO

NAVIO CARVALHO ARAÚJO

Em 26Mar70 o pessoal foi embarcado num comboio no cais da CP de Sta Margarida da Coutada tendo desembarcado no cais da Rocha Conde de Óbidos, Alcântara, em Lisboa e aqui, após despedidas das famílias e as formaturas habituais, embarcou no navio “Pátria” com destino a Angola , tendo chegado a Luanda a 5 de Abril.

Em Luanda, depois de termos passado uma noite invernosa no Campo Militar do Grafanil a receber material, equipamento e ordens de marcha, fomos colocados dentro de uns camiões civis, ficando nas mãos dos motoristas a nossa chegada ao destino!!! Depois de passar Salazar (agora N’Dalatando) e Malange, chegámos a 7Abr70 ao Luquembo (marca à esquerda, em baixo, no mapa), tendo o 4º Pelotão seguido, ainda nessa noite, para Sautar, como Destacamento (marca à direita, em baixo no mapa).

MAPA DE ANGOLA


A Companhia foi dada em reforço ao Batalhão de Caçadores 2859, sedeado em Malange (Sector Malange), pertencendo à Região Militar Norte. Este Batalhaão tinha as Companhias sedeadas em: CCaç 2458-Forte República; CCaç 2459-Nova Gaia, CCaç 2460-Marimba.
Tinhamos, em reforço, o Grupo de GE 206 (30 homens nativos armados com espingarda Mauser 7,9). Este Grupo foi constituído em Julho de 1969 e extinto em Abril de 1974.

CONCENTRAÇÃO EM SAUTAR

Em Set70 a Companhia concentrou-se em Sautar, em consequência de mudança do dispositivo operacional na Região Militar de Angola, passando a reforço do BArt 2883, tendo o Comando e CCS ocupado as instalações no Luquembo. Este Batalhão veio de Bessa Monteiro (ver a sua história em http://bart2883.blogspot.com/2009/09/historia-do-batalhao_1398.html).

Em 26Set70, pelas 19H30, a Companhia foi atacada em Sautar, tendo o inimigo aproveitado a circunstância de, antes da mudança, não terem sido feitas instalações para o pessoal e equipamento, o que só veio a acontecer muito mais tarde, primeiro utilizando adobes (massa de barro com capim secos ao sol) e depois com construções de carácter definitivo.

DESLOCAÇÃO PARA BESSA MONTEIRO (agora Kindeje), ao fim de 18 meses de comissão
Com a reestruturação do dispositivo operacional, em Angola, a Área Militar nº 1 (AM1) recebeu as regiões de Bessa Monteiro e Toto. Assim, Bessa Monteiro que era ocupada por um Batalhão, passou a ser por uma Companhia.
- Em 15Set71, fomos rendidos pela CArt 3402, em Sautar, tendo o 1º escalão da Companhia marchado para Bessa Monteiro (Kindeje), via Luanda (marca em cima no mapa).
- Em 22Set71, marchou o 2º escalão para Bessa Monteiro (Kindeje).
A nossa Companhia substituiu a Cart 2561 (BArt 2883), em Bessa Monteiro (Kindeje), passando a actuar na AM1, ficando em reforço ao BCaç 2910 no Toto, que, em Outubro de 1971, foi substituído pelo BCaç 3855.
- Em 23Out71, em Bessa Monteiro, fomos reforçados com dois Pelotões, comandados pelos Alferes António Augusto Ramos Novo e Augusto Magalhães Santos da CCaç 3437 pertencente ao BCaç 3855, com sede no Toto. 

FINAL DA COMISSÃO:
- Em 14Abr72, o 1º escalão da Companhia marchou de Bessa Monteiro para Luanda, tendo a Companhia sido rendida pela CArt 3516;
- Em 17 Abr72 marchou para Luanda, por via aérea, o Comandante de Companhia, 1º Sargento Catarino (Mat de Guerra) e Furriel Mecânico Gonçalves;
-  Em 20Abr72 o 2º escalão da Companhia marchou de Bessa Monteiro para Luanda;
- Em 25Abr72 o pessoal embarcou nos Transportes Aéreos Militares (TAM) de regresso à “Metrópole”.

OUTRAS INFORMAÇÕES CURIOSAS:
- Em Luquembo e Sautar íamos fazer o Reabastecimento a Malange. Tínhamos um reabastecimento aéreo de frescos, que também transportava o correio, uma vez por semana, com uma avionete pilotada pelo piloto Ribeiro.
- Pertencia à nossa zona de acção a área de Capunda, reserva da Palanca Negra.
- Em Sautar havia dois comerciantes civis o Arlindo (branco) e outro mulato.
- Em 05Set70 o Comando do BArt 2883, que estava em Bessa Monteiro, instalou-se no Luquembo, assumindo a responsabilidade do Subsector do Luquembo, ficando integrado no Sector do Bié, na Zona Militar Leste, com o seguinte dispositivo:
*CMD e CCS/BArt 2883 - Luquembo
*CCaç 202 - Luando e Mussele
*CCaç 2455 - Nova Gaia e Quitapa
*CCaç 2677 - Sautar
Em Setembro de 1971 o BArt 2883 foi substituído pelo BArt 3853, com o seguinte dispositivo:
*CMD e CCS/BArt 3853 - Luquembo
*CArt 3401 - Luando
*CArt 3402 - Sautar
*CArt 3403 - Nova Gaia

- Em 01Out70, decorrente do ataque havido em Sautar, realizou-se, nesta localidade, uma reunião com as entidades civis, estando presentes o Comandante do Sector do Bié, o Governador de Distrito de Malange, o Chefe do Estado-Maior da RMAngola - Coronel Altino de Magalhães, o Comandante do Batalhão de Artilharia 2883 - Ten Coronel José Francisco Soares, o Oficial de Operações do Sector do Bié, o Comandante da PSP de Malange, o Administrador de Sautar e o Inspector da DGS.
- Em 25Mai71 uma equipa da JAE/Silva Porto iniciou os trabalhos de construção, a título definitivo, da ponte sobre o Rio Cussique, prevendo-se a duração de 45 dias;
- Em 13Jul71 uma brigada da JAE/Bié chegou ao Rio Cussique para proceder à reparação dos acessos;
- Em 07Ago71 os GE206 procederam à construção do seu Aquartelamento e lavras em Sautar, com casa de tijolo e telhado de zinco.
- Em Bessa Monteiro fomos ocupar uma área que já era de efectivo Companhia, mas que anteriormente fora de efectivo Batalhão (último o BArt 2883). Este tinha um Destacamento em Baca, de efectivo Companhia, que fora desactivado, a última Unidade foi a CArt 2559 (BArt 2883), por onde, anos atrás, tinha passado o, então, Ten Coronel Spínola.
- Íamos a Ambrizete fazer o reabastecimento, passando pelas curvas do "afamado Pedro". Pernoitava-se na pensão da "Madrinha" e refrescávamos as "goelas" no "Brinca na Areia".

4 comentários:

sherry silva disse...

" Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores;existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis."

Muitos parabéns pelo Blog.

Sherry Silva, Faial, Açores

João Ratão disse...

Saudações a todos!

Torna-se necessário fazer uma ou outra correcção ao que foi escrito. Pode parecer um atrevimento da minha parte, pois não fiz parte da CCAÇ 2677. No entanto fiz parte do BART2883, várias vezes citado e que tiveram uma estadia em Angola que foi curiosamente muito próxima.
Bem, a maior imprecisão consiste na repetida afirmação de que o BART2883 esteve sediado em Malange, de onde saiu para, numa reestruturação de quadrícula, se instalar no Luquembo, "desalojando" a CCAÇ2677 Pois bem, o BART2883 veio directamente de Bessa Monteiro para o Luquembo e nunca esteve em Malange (a não ser de passagem, claro...). Veio transportando todo o seu material desde tachos e panelas, camas e cobertores, mesas e máquinas de escrever, viaturas e armamento, etc, etc, numa operação que julgo ter sido inédita.
Eu era o Alferes Sapador do BART 2883 e sei...
No fim, é curioso que a CCAÇ vá terminar a sua comissão de serviço onde o BART a tinha começado...

Um abraço a todos,
JGTF

Celso dos Santos disse...

Um bom dia camaradas
Eu estive em Sautar, foi a comp. 3402 que vos foi render, era enfermeiro, gostaria de trocar contactos com algum de vós.
Parabéns pelo vosso bloog
O meu email está em baixo.
Um abraço camaradas de luta
Celso

Anónimo disse...

estive em Ambrizete no ano de 1972 e conheci Bessa Monteiro Onde ate estava um conterraneo. Abraço a todos